AFINAL,COMO SE PREPARAR PARA A ENTREVISTA DE EMPREGO?


12 Dicas importantíssimas que merecem sua atenção na preparação para a entrevista de emprego!



Publicado em: 02-12-2017

Falar pouco, usar roupas discretas, cuidar da aparência, postura e vários outros conselhos são dados para você, mas afinal, como se preparar para a entrevista de emprego?

A entrevista de emprego é um dos momentos chave do processo em que o selecionador busca eliminar candidatos e encontrar aquele que o perfil mais se aproxima da empresa.

Embora para alguns possa parecer uma coisa simples, para a grande maioria das pessoas, a entrevista de emprego causa medo e nervosismo. É preciso preparar-se para causar uma boa impressão.

Pensando nisso selecionamos 12 pontos importantíssimos que merecem sua atenção, na fase de preparação do momento da entrevista de emprego. Confira abaixo:

1º - Não Esqueça o Currículo

Fator de eliminação logo de cara em muitos processos seletivos, então, por favor, não vá a uma entrevista de emprego sem currículo.

2º – Perguntas e Respostas

Sempre que o selecionar fizer uma pergunta, responda firme, com segurança, mas sempre com respostas curtas de no máximo 1(um) minuto. Agindo assim passará confiança para ele.

3º - Preparo para Entrevista

Como falamos acima, a preparação é uma fase importantíssima do processo. Por isso, pesquise com seus amigos que fizeram entrevista recentemente quais perguntas foram feitas e procure treinar suas respostas, adaptando-as ao seu perfil. É possível também buscar por essas perguntas na internet. Existem vários artigos circulando na rede sobre esse assunto. Então, mãos á obra.

4º - Não Fale Mal do Emprego Antigo

Se você possui experiência, em hipótese alguma fale mal do seu emprego anterior. A impressão ao agir assim é negativa e dá ao entrevistador a entender que se ele te contratar, no futuro, você pode vir a falar mal da empresa também.

5º - Esteja Informado

Procure preparar-se lendo jornais, revistas, internet e assim, atualize-se sobre o que está acontecendo no seu bairro, cidade, país e no mundo. Tem candidatos que parecem estar vivendo em outro planeta. Não seja desinformado e lembre-se, você não é obrigado a saber de tudo, mas não saber de nada também ai é complicado.

6º - Não Chegue Atrasado

Pesquise dias antes o trajeto que será percorrido no dia da entrevista, a condução e o melhor horário para sair de casa. Feito esse planejamento, programe-se para estar ao local no mínimo 30 minutos antes do horário marcado.

E não se esqueça: Desligue o celular. Muitos candidatos ainda cometem esse deslize na hora da entrevista, e sendo eliminados logo em seguida do processo.

Se optar por deixá-lo no silencioso, pode, porém não atenda e não envie mensagem durante o momento da entrevista.

7º – Busque Informações da Empresa

Você quer entrar em uma empresa e não sabe a seu respeito. “Esta errado”. Pesquise sobre a empresa. Quais produtos ou serviços comercializa? Fornecedores, Missão, Visão, Valores, Política Social, crescimento de mercado e outros.

Busque essas informações na internet ou ate mesmo com pessoas que já trabalham na empresa onde você deseja trabalhar.

Com essas informações você estará mais preparado pra entrevista e transmitira mais segurança ao entrevistador de que deseja e está apto iniciar os trabalhos.

8º – Aparência

Cuidado com a roupa que você irá usar. Uma boa dica é terninho para as mulheres, maquiagem discreta, poucas joias, perfume suave e cabelos presos.

Aos homens é recomendado terno ou roupa social, sapatos, barba feita (sem bigode) e cabelos cortados.

É preciso atenção especial na aparência. Cuidado com os excessos e também com a timidez. Busque por uma roupa que te deixe bem. A roupa diz muito sobre a pessoa, como confiança, zelo, autoestima e outros.

Outra dica é ir a empresa antes da entrevista, observar como os funcionários se vestem e no dia da entrevista, ir com uma roupa semelhante, ou seja, parecendo com um colaborador da empresa.

9º – Seja Objetivo na Hora de Vender sua Imagem

Conheça se melhor, maximize seus pontos fortes e minimize os fracos. Seja uma pessoa agradável durante a entrevista e procure deixar sua marca. Fale com segurança  de suas experiências, por exemplo: de como contribuiu em projetos no emprego anterior para melhorar os resultados da empresa ou se não tem experiência profissional, fale de algo em que se orgulha em ter participado e que trouxe resultados positivos.

10º – Mentiras

Outro ponto importante. Não minta no seu currículo e nem na entrevista.

Essa atitude quando descoberta na entrevista ou depois da sua admissão na empresa, destrói toda a imagem positiva que construiu até o momento. Confiança demora a se obter e segundos para perder.

11º – Comunicação

A boa comunicação é simples, clara e objetiva. Por isso, nada de gírias, querer falar difícil e etc. Evite bordões e procure fugir das respostas prontas como: “Hoje melhor do que ontem, amanha melhor do que hoje”. Seja natural, confiante, objetivo e passe segurança para o selecionador.

E por último,

12º ponto: Não Desista

Saiba que seguindo os pontos acima terá mais chance de sucesso no seu objetivo do que as pessoas que não o realizarem, porém não é garantia de que a vaga será sua. Portanto, não é porque não foi selecionado que o mundo acabou.

Caso isso aconteça siga essas 4 dicas:

  • Levante a cabeça;
  • Reflita sobre a experiência vivida;
  • Aumente seu aprendizado;
  • Vamos pra próxima.


Vender é para os fortes!

Compartilhado originalmente em:  https://www.vendaseresultados.com

Se você gostou desse artigo, deixe seu comentário. Aproveite e compartilhe nas redes sociais com seus amigos.